A primeira audiência para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal de São Francisco do Conde (PDDM) acontece nesta quinta-feira (2), na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL), e reunirá os moradores dos bairros Babilônia, Campinas, Dom João, Drena, Fazenda Macaco, Roseira, Santa Elisa, Santa Rita, São Bento e Sede. O PDDM vai definir junto com a comunidade qual é a cidade que queremos e quais os melhores caminhos para São Francisco do Conde avançar. A comunidade vai responder a perguntas e conhecer melhor diversos aspectos sobre sua cidade e as oportunidades de crescimento nos próximos anos.
Novas audiências públicas serão realizadas até o dia 16 de junho, nos bairros da cidade e distritos para garantir o processo de democratização e efetiva participação social na construção do plano que vai definir os próximos passos para o desenvolvimento de políticas públicas de urbanização.
Entre os temas que serão discutidos estão: planejamento, urbanização, cidadania, questões sociais vinculadas a ocupação urbana, depredação de recursos naturais, ações para evitar enchentes, deslizamentos e erosões e desperdícios de serviços urbanos, infraestrutura e equipamentos, entre outros temas.
PDDM
Instrumento básico da política de desenvolvimento do município, o PDDM tem a finalidade de orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural, na oferta de serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida à população. O objetivo é garantir o desenvolvimento das funções econômicas, sociais e ambientais, gerando um ambiente de inclusão socioeconômica de todos os cidadãos e de respeito ao meio ambiente.