Quantcast
Channel: Cidades
Viewing all articles
Browse latest Browse all 417

Ademi e Sedur discutem Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana

$
0
0

reuniao-sedur 1

Uma reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (21), entre representantes da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi discutida as parcerias para a Região Metropolitana de Salvador, a partir das demandas apontadas no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Também foram debatidos os possíveis impactos do PDUI em toda a região.

No início do ano, a Sedur irá apresentar a proposta de trabalho ao Conselho da Ademi, detalhando os projetos já discutidos com representantes do poder público municipal e estadual no âmbito da Entidade Metropolitana. “Queremos aprofundar as discussões sobre os novos rumos para a Região Metropolitana a partir, justamente, da construção do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Integrado”, afirmou a superintendente de Gestão Territorial da Sedur, Lívia Gabrielli, que também participou do encontro.

Um acordo de cooperação técnica e assessoramento foi firmado entre a Sedur, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para a elaboração do PDUI, que também contará com a participação da Entidade Metropolitana.

Autarquia intergovernamental de caráter deliberativo e normativo, a Entidade foi instituída pelo Governo Jaques Wagner, em 2014, com a finalidade de exercer as competências relativas à integração, planejamento e execução de políticas públicas para a RMS. “A Entidade Metropolitana vem se consolidando como uma ferramenta de integração entre as cidades e o Estado. E, em algum momento, a Prefeitura de Salvador vai ter que rever sua posição. O Estatuto das Metrópoles exige esse tipo de postura que o Estado está tendo”, defendeu o secretário de Desenvolvimento Urbano, que também é o secretário executivo da Entidade, Carlos Martins.

 O edital de abertura do processo licitatório para contratação de empresa para elaboração do PDUI foi publicado no Diário Oficial no início deste mês. “Trata-se do principal instrumento da Política Urbana para a RMS e que irá contemplar diretrizes comuns a toda Região, envolvendo questões fundamentais para o desenvolvimento urbano integrado, como mobilidade, habitação, saneamento básico e planejamento e gestão territorial”, pontuou Carlos Martins. “A parceria com a Ademi, portanto, que tem mais de 40 anos de atuação no mercado, será de fundamental importância para viabilizar projetos na área de habitação, especialmente”, destacou.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 417