Uma caminhada pelas ruas do município de São Francisco do Conde comemorou hoje (27), a campanha Outubro Rosa. O grupo Poderosas Iluminadas, composto de mulheres que lutam contra o câncer de mama e ajudam outras pessoas a enfrentar a doença com coragem, estiveram na caminhada que percorreu as principais ruas pela cidade.
O evento deu início também às ações do Novembro Azul, mês de luta contra o câncer de próstata. Ao final da caminhada, acontecerá na Orla Marítima a comemoração do Servidor Fest, com uma grande festa com direito a atrações musicais e sorteio de brindes, a partir do meio dia.
Além da caminhada, diversas palestras, ações, exames e consultas foram realizadas pela Secretaria da Saúde (Sesau) ao longo do mês de outubro para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento.
A caminhada encerrou no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), que foi entregue pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), para a população franciscana. O Centro vai atuar junto às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo do espaço é propor ações de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher. No espaço, localizado na Rua Barão de São Francisco, nº 35, Centro – no prédio da antiga Liga Baiana Contra o Câncer, serão oferecidos atendimento psicológico, social, jurídico, de orientação e informação às vítimas de violência.
“Quero agradecer esse belíssimo trabalho da equipe, mas eu sei que o nosso povo, principalmente nossos homens, não tratam as nossas mulheres com violência, pois nossas mulheres merecem ser tratadas com amor, com carinho e atenção. Nós temos que cada dia lutar para empoderar as mulheres e eu quero dizer que o lugar da mulher não é na cozinha, é em todos os lugares e enquanto eu for prefeito lutarei pelos direitos das mulheres”, afirmou o prefeito Evandro Almeida que também lembrou a saudosa Raimunda Amaro (in memorian), mulher franciscana que lutou contra a doença e fez da sua vida um exemplo de força e superação.
O espaço conta com 04 salas de atendimento e 01 sala de reunião, 01 brinquedoteca para atender aos filhos das mulheres, além de copa e banheiros. A equipe do CRAM será formada por 01 pedagoga, 02 assistentes sociais, 01 advogada, 01 psicóloga e 01 coordenadora.